05/05/2021 - LARM completa 73 anos de história nesta quarta-feira

Criciúma: No dia 5 de maio de 1948, há exatos 73 anos, na sede social do extinto Olímpico Basquete Clube, onde é hoje o atual Colégio São Bento, na rua Santo Antonio, Centro de Criciúma, os senhores Abilio Zilli, Adamastor Martins da Rocha, Almiro Cechinel, Antônio Ronchi, Eloy Rodrigues dos Santos, Hercílio Amante, Irio Manganelli, José Bezerra dos Santos, Lauro Nicolazzi, Mario Ruiz, Olavo de Assis Sartori, Pedro Vergara Correa, Rubens Garcia, Sinval Rosario Bohrer, entre outros, lá estavam reunidos para emplacar um grande iniciativa: fundar a Liga Atlética da Região Mineira. Uma história de 73 anos de fundação, que contribuiu e continua contribuindo para o fortalecimento do futebol em toda a região.

Através dos campeonatos organizados pela entidade, grandes equipes surgiram para o futebol estadual e nacional, como o Comerciário (hoje Criciúma Esporte Clube), Metropol, Atlético Operário, Próspera e União. Ainda hoje, muitas associações filiadas à LARM se destacam a nível regional, estadual e nacional.

Destaques dentro e fora de Santa Catarina

Caravaggio e Metropolitano foram campeões sul-brasileiros de futebol não-profissional, em 2014 e 2018, respectivamente, sendo estes os maiores títulos do futebol amador das equipes filiadas à LARM.

Somente na última década, em seis oportunidades os campeões estaduais de futebol não profissional também foram da entidade: Metropolitano com três títulos (2015, 2017 e 2018), Caravaggio com duas conquistas (2013 e 2019), e Mãe Luzia (2012).

Arbitragem

Além de organizar o Campeonato Regional da LARM em suas várias divisões e categorias, a LARM disponibiliza arbitragem para competições municipais dos municípios da região mineira. Nossos árbitros, árbitros assistentes e delegados participam também de competições organizadas pela Federação Catarinense de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol.

O presidente da LARM, Guilherme dos Santos Gomes, diz que “é uma honra representar a liga neste momento, 73 anos de grandes histórias; são tantos anos no cenário do futebol, sendo parceria da Federação Catarinense de Futebol em ajudar a fomentar o futebol da região e também na formação de árbitros”.

Já o ex-presidente da LARM e hoje vice-presidente para o Sul da Federação Catarinense de Futebol, Emerson Lodetti, parabeniza a entidade. “Parabéns Liga Atlética da Região Mineira pelos seus 73 anos de fundação. Parabéns a todos que fazem e fizeram parte desta história, constituindo em uma das ligas ou a liga mais bem conceituada de Santa Catarina. Sinto-me orgulhoso por ter dado minha contribuição para esta linda trajetória”.

Links

Todos os presidentes da LARM nestes 73 anos.

Atual diretoria da LARM.

Campeoes do Campeonato Regional da LARM desde 1948.
 

Leia também:
22/06/21  LARM e clubes querem retomar Campeonato Regional
21/06/21  Parabéns Nova Veneza
28/05/21  Ramon Abatti Abel é Top da Bola 2021
24/05/21  Árbitro da LARM na grande final do Campeonato Catarinense
24/05/21  Nota de pesar