26/04/2020 - Dia do Goleiro

Criciúma: Dos 11 jogadores de sua equipe, ele é o único que tem o privilégio de acariciar a bola com a mão, e depois de uma bela defesa rolar abraçado com ela pelo gramado. Só o goleiro entra em uma decisão por pênaltis sem a mínima responsabilidade, e muitas vezes ainda sai como herói. É sempre ele quem encabeça a escalação do time, e geralmente carrega nas costas o número 1 da esquadra.

Criada em 1976 para homenagear esta posição no futebol que, em poucos segundos, pode ir do céu ao inferno com uma falha vexatória, a data é uma reverência a um dos principais goleiros da história do futebol brasileiro: Haílton Corrêa de Arruda, o Manga. Com histórico de Seleção Brasileira e passagem marcante por Internacional e Grêmio, ambos de Porto Alegre, ele foi campeão por todos os clubes em que passou e, já que o dia 26 de abril é seu aniversário, tornou-se o momento de todos os goleiros serem lembrados.

A ideia de criar o Dia do Goleiro partiu de dois professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro: o tenente Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso, inclusive, foi um dos pioneiros no trabalho de preparação de goleiros no Brasil, tendo sido o primeiro treinador específico para a posição a atuar na comissão técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, em 1974, realizada na Alemanha.

Inicialmente, a data era comemorada em 14 de abril. Isso porque naquele dia, em 1975, uma grande festa reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro. Porém, a partir do ano seguinte, consolidou-se o dia 26 de abril. Manga, à época, era goleiro do Internacional. Havia sido campeão brasileiro em 1975 e seria, novamente, peça importante no bicampeonato em 1976. Antes disso, já havia conquistado inúmeros títulos com a camisa do Sport, do Botafogo e do Nacional do Uruguai.

Neste dia do goleiro só nos resta agradecer aos nossos eternos salvadores!
 

Leia também:
05/05/21  LARM completa 73 anos de história nesta quarta-feira
05/05/21  LARM parabeniza Associação Araranguá Esportivo Clube
26/04/21  Dia do Goleiro
13/04/21  LARM encerra Copa Sul dos Campeões 2020
12/04/21  Federação Catarinense de Futebol celebra 97 anos