Grupo Kolina Lotérica Próspera Costa Serviços Contábeis

 

 
30/12/2017 - Parabéns Içara

Criciúma: O Município de Içara, sede da Associação Esportiva e Recreativa Caiçara, clube filiado à Liga Atlética da Região Mineira, completa 56 anos de emancipação política neste sábado, 30 de dezembro.

A presença humana em Içara decorre desde os primórdios da civilização, com o homem dos sambaquis até a ocupação dos índios Carijós que foram aprisionados, escravizados e vendidos para outras regiões na época da ocupação portuguesa. A segunda presença foi a luso-açoriana e africana, por volta de 1770. Mesmo havendo ocupação das terras divididas em sesmarias e a colonização com implantação de novas culturas, estes colonos não foram conceituados como imigrantes pela condição de serem cidadãos portugueses, e de escravos. Na sequência vieram os povos de origem alemã, polonesa e italiana. Este último, um maior contingente, povoou o km 47 por ocasião da construção da Ferrovia, por volta de 1920.

O km 47 passou a condição de vila e tomou foros de Distrito de Criciúma em 1944, em detrimento do distrito de São Sebastião, sediado na Urussanga Velha e criado no ano de 1933. No dia 20 de dezembro de 1961, é criado o município de Içara e a 30 do mesmo mês foi efetivado a sua instalação, desmembrando-se do município de Criciúma com o topônimo de Içara. A palavra Içara, corruptela de jiçara e içaroba nos remete a ideia de palmeiras; logo Içara, terra das palmeiras. Atualmente Içara, cortada pela BR-101, está em progresso constante com implantação da industrialização, destacando-se nos derivados de plástico. Entretanto, segue também na economia, a tradição agrícola e uma notável possibilidade, turístico religioso devido ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, sendo o segundo maior de Santa Catarina.

A Liga Atlética da Região Mineira, em nome de seu presidente, Emerson Lodetti, parabeniza todos os içarenses pela passagem de mais um aniversário da cidade.
 

Leia também:
21/06/18  Parabéns Nova Veneza
19/06/18  Tabela detalhada do Campeonato Municipal de Criciúma “Taça Hybel / FME
18/06/18  Hybel, Prefeitura de Criciúma e LARM oficializam parceria para o Campeonato Municipal
17/06/18  Prefeitura de Criciúma, Hybel e LARM lançam Campeonato Municipal
16/06/18  Ouro Negro x Água Verde ficam no empate pela Copa Sul